Pontos turísticos da Australia

Esta página descreve pontos turísticos da Australia com exceção dos  Estados de New South Wales (onde ficam Sydney, Canberra e Wagga Wagga), Victoria (onde fica Melbourne) e Australian Capital Territory (onde fica Canberra). Está organizado num roteiro dando a volta na Australia partindo de Uluru (Ayers Rock) até a Grande Barreira de Corais. Se você preferir, pode ir diretamente a um local específico:

Infelizmente, não tive a chance de visitar os lugares descritos aqui devido ao pouco tempo que fiquei na Australia. Esta página foi criada como resultado de um projeto independente de pesquisa para a ELS Language Centres para complementar minha experiência como bolsista cultural do Rotary.

As informações aqui presentes foram pesquisadas em postos de informação turística, artigos de jornais, revistas de mochileiros, folhetos de informação turística, agências de viagem, web sites e pessoas que viajaram para os lugares comentados aqui.

Tenho certeza de que há muitos lugares aqui que não são tipicamente de turistas e mesmo muitos australianos não visitaram estes lugares, portanto, de onde quer que você venha, divirta-se!

[ Australia Home | Canberra | Sydney | Melbourne | TurismoBrasil e Australia | Outros sites ]


Uluru e Central Australia

Central Australia é parte de Northern Territory com fantásticas paisagens como Uluru (Ayers Rock) e Kata Tjuta (as Olgas). Alice Springs é geralmente o ponto de partida para muitos destes lugares. É também o quartel-general do Royal Flying Doctor Service, que opera um serviço médico para lugares remotos.

Uluru está a aproximadamente 450 km de Alice Springs. É um grande monolito vermelho no deserto, com 3,6 km de extensão e 348 m de altura. É considerado um lugar sagrado para os aborígenes e aparece em muitas de suas lendas. Kata Tjuta fica a aproximadamente 32 km a oeste e é um conjunto de monolitos impressionante.

Uluru é composto de "arkose", é cinza por dentro, nas cavernas, e vermelho por fora, devido à oxidação. "Arkose" é formado por óxidos de ferro, argila e fragmentos de outras rochas.

A origem destas paisagens remonta a 900 milhões de anos atrás. Primeiro, sedimentos começaram a ser depositados no fundo do mar que existia àquela época até aproximadamente 400 milhões de anos atrás. Então, o mar desapareceu e uma falha geológica fez a toda a região subir acima do nível do mar, originando as formações conhecidas como Uluru e Kata Tjuta hoje. Desde então, estas formações têm sofrido um processo de erosão até os dias de hoje.

Outros pontos de interesse em Central Australia são Mereenie Loop Road, King's Canyon e o West MacDonnells. Manifestações da cultura aborígene são muito fortes em Central Australia.

[ Topo da Página ]

Northern Territory

Viajando em direção ao norte a partir de Alice Springs, o caminho é repleto de colônias dispersas e lindas paisagens desérticas do Outback australiano (nome pelo qual são conhecidas as regiões desoladas e inóspitas da Australia). Lugares de interesse incluem Tennant Creek e Katherine Gorge.

A principal atração em Northern Territory é o Kakadu National Park. É o maior parque nacional australiano com aproximadamente 19.000 km2 com uma área de pantanos selvagens com muitos pássaros,crocodilos, cachoeiras e  onde antigas pinturas aborígenes nas rochas podem ser vistas. Outra opção é o Yellow Waters Billabong, habitat de águias marinhas, aves selvagens  e crocodilos de água salgada. Finalmente, também existem vôos panorâmicos sobre Kakadu.

Darwin é a capital do Northern Territory. É uma cidade multicultural que abriga mais de 40 nacionalidades. Suas atrações são Darwin Harbour, que é duas vezes maior que Sydney Harbour e é uma das mais bonitas da Australia; Aquascene, onde muitas espécies de peixe vêm perto dos turistas para serem alimentados; e Mandorah Ferry, que proporciona o serviço de transporte pela baía. Darwin possui também uma vida noturna agitada e muitas opções de compras.

Perto da cidade ficam os recifes do Northern Territory e o Litchfield National Park, com quedas d'agua como o Wangi Falls e Florence Falls. Há ainda o Territory Wildlife Park, que tem 400 hectares de paisagem nativa.

Cuidados em Northern Territory

Há alguns cuidados a serem tomados quando viajando em Northern Territory:

  • Fauna: água-vivas podem ser mortais. Elas aparecem freqüentemente entre outubro e maio. Observe também os avisos sobre os crocodilos.

  • Clima: durante a estação das chuvas, há grandes tempestades à tarde e durante a noite com relâmpagos espetaculares, inundações e ciclones em alguns lugares. É importante sempre proteger a pele devido ao sol em qualquer época do ano.

  • Desidratação: devido ao clima, é recomendável beber pelo menos oito copos d'agua por dia ou mais, se praticando atividades como caminhar ou escalar montanhas.

[ Topo da Página ]

Western Australia

As atrações turísticas próximas à fronteira com Northern Territory incluem Lake Argyle e um passeio pelo rio Ord até Kununurra, vendo as enormes paredes rochosas, paisagem de rios, crocodilos de água doce, wallabies (parecidos com cangurús), pássaros e morcegos.

El Questro Station fica perto de Kununurra e é uma fazenda que tem um milhão de acres e um parque nacional dentro. Outra atração é a mina de diamantes Argyle, a maior do mundo.

Viajando para o oeste, chega-se à região de Kimberley, uma das últimas fronteiras da Australia, onde ficam Halls Creek, Fitzroy River, Geikie George National Park e Windjana Gorge.

Broome fica ao sul de Kimberley e foi estabelecido como um porto de exportação de pérolas em 1880. Tem uma linda praia com 22 km de extensão chamada Cable Beach.

Gantheaume Point é o lugar para ver as pegadas de dinossauro, que acredita-se, tem mais de 130 milhões de anos de idade.

Alguns artigos pesquisados mostraram pessoas que vivem em desertos australianos, como o Great Sandy Desert e o Deserto de Gibson, que são uma das mais isoladas áreas da Australia. Por estranho que possa parecer, entretanto, estas pessoas amam estes lugares e chamam-nos de verdadeiro outback australiano. Port Hedland fica ao sul cruzando o Great Sandy Desert. Newman, que fica a aproximadamente 400 km de Port Hedland, tem as maiores minas de ferro do mundo. Existem muitas cidades mineiras nesta área. Coral Bay, ao sul de Port Hedland e e perto Ningaloo Reef  é um lugar onde um grande número de peixes e corais podem ser vistos.

Carnarvon é uma cidade pesqueira a 800 km ao norte de Perth e inclui a região de Shark Bay, considerada patrimônio da humanidade. Monkey Mia fica localizado no vilarejo de Denham. É um lugar onde golfinhos selvagens podem ser vistos perto da costa. Kalbarri National Park  é também famoso por suas flores selvagens.

Nambung National Park localiza-se em Geraldton, onde se podem ver as formações rochosas que sofreram um processo de erosão, conhecidas como Pinnacles.

E, finalmente, Perth, a capital de Western Australia com uma população de aproximadamente 900.000 pessoas. É uma cidade moderna localizada entre os rios Swan e Canning. Um fato interessante sobre Perth é seu isolamento do resto do país. Perth fica mais próximo de Cingapura do que de Sydney.

[ Topo da Página ]

South Australia

South Australia combina a sensação de visitar uma cidade com muitas opções culturais, Adelaide, e a experiência selvagem do Outback australiano.

Adelaide é uma cidade elegante com muitas galerias, museus, restaurantes, festivais de arte, cafés e lojas. Perto de Adelaide fica Barossa, considerada a região que produz os melhores vinhos australianos.

O Rio Murray é o maior rio australiano e é considerada a linha da vida de South Australia, provendo transporte comercial e oportunidades de ver vida selvagem, cidades históricas e parreirais ao longo de seu curso.

A península Eyre ocupa uma área maior que o Estado-ilha da Tasmania e inclui a Reserva Natural de Nullarbor, onde fica o maior sistema de cavernas do mundo. Outra atração é ver as baleias durante sua migração anual para acasalar, entre junho e outubro.

Os desertos de South Australia são uma das mais impressionantes paisagens australianas, tanto isolado no deserto de dia ou vendo a luz das estrelas à noite. Para viajar pelo Outback, é preciso preparar-se adequadamente, providenciar equipamentos e uma autorização especial para acampar no deserto. O Outback tem aproximadamente 8 milhões de hectares e está localizado dentro de muitos parques e reservas como o Simpson Desert e o Lago Eyre, que é o maior lago salgado abaixo do nível do mar. Outra atração perto do Outback são as trilhas para caminhada nos Flinders Rangers e Heysen Trail.

Um lugar muito interessante para se visitar é Coober Pedy, localizada no meio de South Australia. É uma cidade mineira onde é extraída a opala (uma pedra semi-preciosa de cor azulada) e muitos de seus prédios e casas, incluindo um hotel e uma igreja, são localizadas debaixo da terra, dentro de cavernas.

Alguns cuidados ao viajar pelo Outback são deixar alguém avisado de seus planos e trajeto antes da partida, proteger as fontes de água (água é um recurso muito valioso no Outback), não poluir o meio-ambiente com sabão ou detergente, ficar perto das rodovias principais e respeitar tanto a cultura aborígene como propriedades particulares.

[ Topo da Página ]

Tasmania

Tasmania fica a aproximadamente 240 km da costa de Victoria e tem uma extensão equivalente à Irlanda. Relativamente isolada do resto da Australia, seus habitantes chamam os outros estados de "main land" (terra principal) e surpreendentemente, existem australianos que acham que Tasmania é um outro país. Este isolamento tem protegido a Tasmania de pestes e doenças e preservou a flora e a fauna, como por exemplo o Demônio da Tasmania.

Além dos vôos regulares, o "Spirit of Tasmania" é um famoso barco que liga Victoria a Devonport no nordeste da Tasmania. Esta área inclui Cradle Mountain / Lake St. Clair National Park que tem aproximadamente 1,4 milhões de hectares de patrimônio da humanidade incluindo muitas trilhas para explorar. Existem também muitos empreendimentos agrícolas na região nordeste.

O distante noroeste é localizado além das fazendas e tem praias, florestas tropicais e rios. King Island é também parte da região noroeste e é considerado um refúgio devido ao seu isolamento. Estranhamente, este local isolado fica a apenas um curto vôo de Victoria. King Island oferece também um fabuloso cenário para mergulhar.

Launceston é a segunda maior cidade da Tasmania e é o lugar de onde as pessoas costumam partir para visitar a costa norte e leste. É também uma cidade histórica e a apenas 30 minutos do centro, já existem muitos animais nativos em seu próprio habitat.

A paisagem no nordeste da Tasmania varia de acordo com a estação. O Parque Nacional do Monte William é o habitat de diversas espécies locais. As Ilhas Flinders são um paraíso natural para navegar e mergulhar, tem praias, dunas e vida selvagem repleta de golfinhos, "wombats", "wallabies", "possum" e muitos tipos de pássaros.

De Launceston a Hobart, a capital da Tasmania, o turista pode seguir pela Heritage Highway, uma rota de antigas colônias lembrando todo o passado da Tasmania.

Finalmente, Hobart é a segunda cidade mais antiga da Australia. Embora tenha uma vida cosmopolita, há muitos lugares históricos para visitar, bem como museus e parques. O vilarejo histórico de Richmond parece uma prisão colonial mesmo hoje. Em Hobart ocorrem também muitos festivais ao longo do ano.

No sul da Tasmania estão as ruínas de Port Arthur, uma antiga prisão colonial. De Orford, é possível ir de ferry até Maria Island que é uma prisão colonial mais antiga do que Port Arthur.

[ Topo da Página ]

Queensland

Queensland é o Estado do Nordeste da Australia e suas principais atrações turísticas são a Gold Coast e a Grande Barreira de Corais.

Brisbane é a capital de Queensland e tem todas as opções e oportunidades de umaa grande cidade com as vantagens de ser mais barata do que Sydney ou Melbourne.

Surfers Paradise fica a mais ou menos 60km ao sul de Brisbane e é parte da Gold Coast, que é composta por 42 km de praias e outras belezas naturais como paisagens vulcâncias e florestas tropicais. A vida noturna da Gold Coast também é famosa por sua agitação. As praias são conhecidas pelos tubos que se formam no mar. Assistir a competições de surf também é uma outra opção nessa região.

Cairns é a principal cidade do Far North Queensland e é próxima à Greater Daintree, a maior floresta tropical remanescente na Australia e a Grande Barreira de Corais.

A Grande Barreira de Corais tem 2.300 km de extensão e um cenário maravilhoso de vida marinha, recifes de coral, cavernas, tubarões, diversos tipos de peixe, etc. Também temos cultivo de pérolas em Airlington Reef.

Scuba diving é também uma atividade muito popular praticada nesta área. Muitas pessoas escolhem a Australia para aprender a mergulhar, devido ao baixo custo dos cursos. Antes de fazer os cursos, entretanto, é preciso obter um atestado médico. Durante o curso, uma boa dica é usar protetor solar para evitar queimar as costas e as pernas.

[ Topo da Página ]